Skip to content

Little Fockers: aonde está a piada?

03/02/2011

A carreira de Robert De Niro é marcada por tipos turrões, taciturnos e ameaçadores, e sob a sua égide surgiram inúmeras paródias e imitações que sobreviveram ao tempo (“You talkin’ to me?”, fala antológica de seu personagem em “Taxi Driver”, tornou-se ponto de referência na cultura cinematográfica americana). Tê-lo como sogro, portanto, não deve ser tarefa das mais fáceis, e Ben Stiller esteve nessa posição nada confortável duas vezes antes – no engraçado “Entrando Numa Fria”, de 2000, no qual um enfermeiro de bom coração ia conhecer a família da noiva e descobria que o pai dela era um agente aposentado da CIA paranóico e intransigente, e na inferior continuação “Entrando Numa Fria Maior Ainda”, lançada quatro anos mais tarde, em que as famílias do noivo e da noiva se encontravam para uma confraternização (como os pais de Stiller estavam Dustin Hoffman e Barbra Streisand, também interpretando variantes de suas personas).

O cinema ensina – e as séries de TV reforçam a lição – que uma piada tem prazo de validade, e que simplesmente requentá-la não resultará num prato saboroso se a história não tiver mais nada a oferecer. O segundo filme deveria ter absorvido a mensagem, mas eis que “Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família” chega aos cinemas. Obviamente, não havia necessidade de esticar a franquia numa trilogia (e, por misericórdia aos tradutores, deveriam proibir por decreto a realização de um quarto volume, uma vez que é impossível pensar num título nacional mais comprido e desvairado para o próximo). Dessa vez, Stiller e a esposa são pais de duas crianças gêmeas. Os anos de convivência, porém, não amoleceram o vovô De Niro, que permanece rígido, intimidador e impositivo. Mas as gags que o roteiro reserva ao general são óbvias e previsíveis, e as cenas desenvolvidas para assegurar a participação de todos os veteranos beiram o constrangedor (Streisand é quem sofre o maior prejuízo: suas sequências como uma sexóloga espevitada são vergonhosas e lhe valeram indicação ao Framboesa de Ouro como Pior Atriz Coadjuvante). Stiller, um bom comediante, compensa com suas reações pela inferioridade do texto. Já De Niro, que claramente só está ali pelo cachê, sequer se esforça. Não restam dúvidas: o durão amoleceu.

.:. Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família (Little Fockers, Estados Unidos, 2010, Comédia). Cotação: D+

3 Comentários leave one →
  1. 03/02/2011 1:51 am

    1. Não vi o filme porque decidi que não vou mais gastar dinheiro para assistir a filmes que tenho quase certeza que irei detestar.
    2. Não iria ler seu texto, já que não vi o filme, tampouco comentar, como é de costume nesses casos.
    3. Mas acabei lendo porque sei que você não divulga tantos spoilers e, grande coisa saber mais sobre um filme que já nasceu vergonhoso?
    4. Uma pena que tão espetacular elenco se renda a participar de (sei que não vi para falar, mas…) atrocidades cinematográficas como essa provavelmente é.
    5. Não só De Niro vem se esquivando em projetos medíocres (para dizer o mínimo), mas também Dustin Hoffman — ator excepcional, entre os meus favoritos — e Streisand. Crepúsculo dos deuses, só o que consigo pensar.

  2. 03/02/2011 10:51 pm

    Esse filme é a prova de que essa série já deu o que tinha que dar… Sinceramente, as piadas perderam totalmente a graça! Beijo!

    • 04/02/2011 8:58 am

      Mateus, você é mais esperto que eu. Mesmo sabendo que vai ser fraco / ruim, acabo vendo mesmo assim na minha tentativa de assistir tudo – a menos em casos tão gritantes que eu acabo deixando passar e me poupando da tortura. Esse não foi um desastre completo, mas os veteranos me fizeram passar muita vergonha alheia. Um crepúsculo dos deuses, realmente!

      Ka, sintetizou perfeitamente o que eu penso! Beijo😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: